Plenário

Caros irmãos;

O plenário está aberto para discussão.

Todos são bem vindos, iniciados ou não, membros e comunidade, céticos e crentes, praticantes de todas as religiões, profissionais de todas as áreas, independente de formação ou idade.

Os comentários são moderados de forma a evitar atos discriminatórios ou ofencivos, mas todas as opiniões são bem vindas e aceitas.

 

67 respostas a Plenário

  1. W. Capadocia disse:

    Bom dia irmãos na Força.
    Hoje acordei e o Universo me trouxe até voces.
    Uma noticia no Uol, sobre os jedi e a religião…Me lançou Luz sobre muitas coisas….
    Religião..é o religare com Deus..com o todo…e a Força na mais é que a sintetização de tudo que alimenta os verdadeiros principios da Ordem Jedi. Ao assistir o inicio da Saga Jedi…surgiu a crença em uma Força poderosa, que até hoje norteia a minha Vida. E porque não propagar esses principios…ajudar aqueles a desemvolver e acreditar em um Força maior que tudo pode. Força essa que deve ser respeitada e controlada…
    Acredito que a Saga Jedi, fora inspirada em forma de filmes para nos transmitir uma Verdade absoluta…

    Aguardo informações de como podemos alimentar da Sagrada Força esse nosso movimento…para que ele tome conta de toda essa Humanidade…

    Que a Força esteja conosco, pois ela esta dentro de nós.

    • The Force disse:

      É com grande alegria que o recebemos em nossa Ordem, como novo membro, porém claramente como portador de grande sabedoria n’A Força.
      Por favor, compartilhe conosco o link da matéria do UOL que o inspirou e sinta-se a vontade e comentar ou postar qualquer informação ou pensamento inspirador que nos possa elevar como cavaleiros Jedi.

  2. Danilo Barbosa disse:

    olá irmãos na força!

    Gostaria primeiramente de agradecer a todos vcs pela oportunidade de me unir a ordem! Eu naum acredito em Deus, mas acredito q existe uma força q nos une e nos mantem fortes para as lutas da vida!

    que a força estaja com vcs!
    Danilo Barbosa

    • The Force disse:

      A Força se manifesta para TODOS, acreditem ou não em uma divindade personificada.
      Sempre que alguém deseja algo ou se concentra intersamente em alguma coisa, A Força se materializa e se realiza.
      Personificar uma divindade permite que seus “seguidores” externalizem o poder da divindade interior e facilita a mentalização em grupo, tonando-os mais fortes e focados, porém limita seu campo de ação apenas ao que é comum a todos os membros deste grupo.
      Entender A Força como algo abstrato permite ao iniciado n’A Força atingir objetivos mais amplos no seu desenvolvimento.
      Cada divindade é parte d’A Força e merece seu crédito por influenciar positivamente a vida das pessoas, por isso, devem receber o mesmo respeito que a divindade interior de cada um. Um Cavaleiro Jedi acredita e confia em sua divindade interior, e reconhece cada outra divindade, abstrata ou concreta, como um semelhante.
      Que A Força esteja sempre com você!

  3. Danilo Barbosa disse:

    Obrigado por responder irmãos da força!! quero deixar um recado hoje para todos da força, o ser humano é capaz de ampliar seu horizonte e se trasformar em algo melhor em uma pessoa capaz de ajudar os outros em suas necessidades! A força é forte e nos mantem unidos mas algumas pessoas simplesmente a ignoram e preferem se juntar ao lado negro da força! Eu sonho com um dia em q as pessoas finalmente se transformaram em algo melhor e nos der orgulho de dizer q vivemos em um mundo mais limpo e justo!
    que a força sempre estaja com vcs!
    Danilo Barbosa

  4. Giulian Diniz disse:

    Um bom dia para vocês irmãos, eu tenho estudado a religião com muita curiosidade já faz um tempo e gostaria de saber como me juntar a ordem oficialmente?
    Grato irmãos

    Que a força esteja com todos vocês!

    • The Force disse:

      Caro Giulian,

      Para se tornar um membro oficialmente, basta se registrar neste site [REGISTER]. Participe com conteúdo relevante, propostas, suas habilidades e conhecimento, ajude a expandir a nossa comunidade, e viva em harmonia com A Força.

      Que A Força esteja sempre com você

  5. Giulian Diniz disse:

    Muito obrigado por me acolherem irmãos, estarei sempre buscando formas de iluminar as mentes, os corações e os caminhos de todos aqui na comunidade e fora também, estando sempre em paz com todos os seres vivos a meu redor assim iluminando a todos e a mim mesmo.Busquem cada vez mais harmônia e conhecimento.

    Que a força esteja com vocês!

  6. The Force disse:

    Nos afiliamos à Order of the Jedi do Canadá, tornando nossa comunidade mais integrada ao Conselho Jedi Mundial. Esta filiação representa um importante reconhecimento de nossa comunidade no Conselho Galático por meio d’A Força.

  7. Giulian Diniz disse:

    Caros irmãos a nossa comunidade esta crescendo cada vez mais, eu gostaria de saber se ha possibilidade em um futuro próximo a presença de uma academia Jedi aqui no Brasil para aqueles que querem aumentar ainda mais seus conhecimentos e até mesmo se tornar um guerreiro em conjunto com a força na presença de um Mestre Jedi para iluminar ainda mais nosso caminho.

    Espero a opinião de vocês irmãos.

    Que a força esteja sempre com vocês.

    • The Force disse:

      Certamente sim! No caminho d’A Força temos metas de curto, médio e longo prazo. A Academia Jedi é um importante marco no estabelecimento de nossa cultura e crescimento de nossa comunidade. Porém é necessário obter recursos materiais para atingir esta meta e muito planejamento, além de formar um conselho de bases sólidas, e mestres capazes de passar os ensinamentos aos nossos padawans. Um passo de cada vez, com muita meditação e foco em nossos objetivos, desenvolvendo nossas habilidades, evangelizando os principios d’A Força, são os alicerces de nossa academia.

  8. Giulian Diniz disse:

    Concordo plenamente, um passo de cada vez, já estamos dando um grande passo passando o conhecimento e divulgando nossa filosofia aqui no Brasil de forma que aqueles que estão começando ainda devem entender a Força primeiramente antes de darmos um passo maior formando uma academia Jedi, meditar sobre isso eu irei tentando visualizar as possibilidades de um futuro cheio de Luz.
    Gostei muito de sua resposta irmão ela abriu novos horizontes em minha mente.

    Que a força esteja com vocês!

  9. Jedi Master Maklowh disse:

    Para iniciar o seu treinamento, consulte “O Círculo Jedi” que introduz o caminho em cinco passos para o desenvolvimento de habilidades fundamentais.

  10. Morgana Mortensen disse:

    Que a Força esteja com todos nós!
    Sou novata nesse site, porém experiente em assuntos Jedi.
    Escrevo um livro sobre os sonhos que tive com Luke,que me levava para a sua dimensão.Esses sonhos ocorreram em 1989, porém sonhei com coisas que foram postadas no universo Expandido!
    Sempre acreditei na Força e que sempre fui uma Jedi.
    Tenho histórias muito interessantes para compartilhar com todos!

    • The Force disse:

      Bem vinda Morgana, que a Força esteja com você!
      Seus sonhos, suas histórias, sua experiência são muito bem vindos em nossa comunidade. Esteja a vontade para postar.

  11. Giulian Diniz disse:

    Seja bem vinda, estou ansioso para ler suas histórias Morgana.
    Todo conhecimento é bem vindo aqui.
    Que a força esteja com vocês!

  12. Morgana Mortensen disse:

    olá irmãos na Força,
    gostaria de saber se para vocês já existe,e caso não exista gostaria de sugerir:
    encontros semanais ou mensais(depende da disponibilidade) para discutirmos sobre nossos temas.Isso poderia ser feito através de chat,msn ou até pelo facebook.
    novas idéias,minhas histórias,nossas experiências poderão dar ajudar o site!
    Que tal?

    • Jedi Master Maklowh disse:

      Ainda não temos nenhum evento presencial ou on-line ao vivo, seja via chat, skype, msn, facebook ou qualquer outro tipo de midia, e acho a ideia bastante interessante. Já temos um bom número de membros registrados, mas poucos contribuem com comentários aqui no plenário – este é o primeiro passo para podermos organizar eventos ao vivo: que todos estejam participando ou ao menos lendo os temas inseridos no plenário. Podemos marcar um primeiro encontro on-line via skype (que nos permitirá conversar em grupo com vóz), estipulando um tempo de duração e uma pauta – o que acha?
      Que a Força esteja com você!

  13. Giulian Diniz disse:

    Bom dia irmãos, queria informar que eu estava ausente por motivo de mudança mas já estou instalado.
    Concordo com os comentários acima, encontros sejam semanais ou mensais já é um grande passo para discutirmos nossas ideais.
    Que a Força esteja com todos nós!

  14. The Force disse:

    Todos os membros registrados devem incluir seu e-mail e skype-name na página [Contatos & Eventos], para que seja possível marcarmos nossa primeira “Mesa Redonda Online”. Quando tivermos, pelo menos, 50% dos membros prontos, marcaremos a data e hora para o evento.
    Que a Força esteja com todos nós, sempre!

    • The Force disse:

      A página [Contatos & Eventos] não aparece na barra de navegação pois é uma página privada, exclusiva aos membros registrados. Utilizem o link incluido nestes POSTs para acessar a página, e deixem um Reply com os dados de contato.
      Que a Força esteja com todos nós, sempre!

      • The Force disse:

        A página agora aparece na barra de navegação, mas continua restrita aos membros registrados.
        Devido a um número enorme de SPAMs que recebemos diariamente em nossos POSTs, também foi restringido o Reply apenas para membros registrados e logados.
        Que a Força esteja com todos nós, sempre!

  15. The Force disse:

    Um irmão na Força me fez a seguinte pergunta:
    “uma pergunta sincera: você já teve dúvidas se o seu caminho é do lado luminoso ou do negro? Desculpe abordar tão diretamente, mas as vezes me vejo numa encruzilhada que me deixa realmente pensando…”

    Esta é uma pergunta muito interessante, e leva ao caminho luminoso quando despida de egocentrismo, portanto responda a sua pergunta você mesmo, orientando-se nestes pilares:
    1) você procura reconhecimento em tudo o que faz?
    2) você procura se sentir bem em todas as suas escolhas?
    3) você procura se defender sempre que se sente oprimido?
    4) você procura felicidade em realizações pessoais?
    5) você procura desenvolvimento pessoal somente por poder?
    6) você procura o poder como forma de desenvolvimento pessoal?
    – se respondeu “sim” a alguma dessas perguntas, ou se lhe ocorreu mais alguma questão em que o centro é você mesmo, procure refletir e buscar orientação – o Universo é infinito, portanto não se pode encontrar o seu “ponto central” – qualquer um que se vislumbrar no centro de alguma coisa está agindo pelo lado sombrio da Força.

  16. Pedro disse:

    Boa noite a todos da Ordem.
    Sou novo aqui, me registrei há algumas horas atrás. Na verdade, conheci a filosofia Jedi semana passada, ao ver pela primeira vez os 6 filmes da saga Star Wars.

    Eu sou do tipo de pessoa que não vê apenas um filme ou uma série, mas sim procura lições dentro dos mesmos para usar na vida. Com Star Wars, não poderia ser diferente: a saga me mostrou muita coisa no sentido filosófico, coisas que podem ser praticadas no cotidiano. Foi aí então que pesquisei pela internet sobre a filosofia Jedi, encontrando algumas informações boas e interessantes, mas insuficientes. Hoje, felizmente, encontrei a Ordem e já li quase que tudo. Realmente, cada vez fica mais claro para mim que seguir essa filosofia é totalmente possível e benéfica para mim e para os outros.

    Eu tenho uma dúvida, contudo, sobre a parte da Iniciação. Lá, por vezes é possível se ler coisas como “discutir com seu orientador” e “seu mestre”. Queria saber como funciona isso… Cada novato tem um orientador aqui na Ordem?

    Obrigado pela atenção!
    Que a Força esteja conosco!

    • Jedi Master Maklowh disse:

      Caro Pedro, é com grande alegria que o recebemos na Ordem.
      A relação entre Mestre e aprendiz é algo bi-lateral. Todos somos mestres e aprendizes. Todos temos algo a ensinar e muito a aprender.
      É comum recorrermos a alguém de nossa confiança para buscarmos esclarecimento, e este alguém reconhecemos como “Mestre”. Não é uma regra que cada iniciante tenha um mestre, mas sinta-se a vontatde de lançar seus questionamentos a quem quiser. Sinta-se também a vontade de manifestar seu conhecimento e enriquecer a todos nós.
      Que a Força esteja sempre com todos nós!

  17. Pedro disse:

    Mestre Maklowh, tenho outra dúvida; dessa vez a respeito de postagem sobre alguns estudos e curiosidades no que se refere ao Círculo Jedi… Por exemplo, a 1ª d’As Cinco Práticas é a meditação. Andei pesquisando sobre e achei algumas coisas interessantes, que acredito que sejam válidas para os interessados na Ordem. Onde eu poderia postar esse tipo de link? É aqui no Plenário mesmo, ou tem algum outro espaço específico?

    Que a Força esteja com todos nós.

  18. Jedi Master Maklowh disse:

    Caro Pedro,
    Sem dúvida o plenário é o melhor lugar para compartilhar seus pensamentos e seus conhecimentos.

  19. Pedro disse:

    A meditação está entre dois pólos: a concentração e a contemplação. Apesar dela estar relacionada a questões que envolvem a espiritualidade, também pode ser utilizada como um meio de desenvolver o lado pessoal de um modo não religioso.

    Podemos encontrar diversas definições para a palavra meditação: estado vivenciado quando a mente se esvazia e fica livre de pensamentos; prática que enfoca a mente em um objeto; abertura espiritual para o divino ao invocar a orientação de um ente superior e análise racional dos ensinamentos religiosos.
    Entretanto, por ser algo transcendental e cheio de lendas, há vários mitos e verdades sobre a meditação, que serão desvendados nesse artigo.

    1 – O primeiro mito questiona uma das definições de meditação, que é o de que a mente fica vazia e sem pensamentos, pois não há como não pensarmosem nada. Quanto mais lutamos contra a nossa mente para não a focarmos em algo, mais ele se encalacra nela. Se nos concentrarmos em ficar sem pensar, já estaremos pensando. Uma mente em branco não existe porque sempre estaremos com a mente em algo, alguém ou em algum lugar.

    2 – Outro mito diz que, para meditar, é preciso fechar os olhos. Essa é a prática mais usual, pois quando não enxergamos o que há a nossa volta, fica mais fácil nos concentrarmos no nosso interior. Porém, também é possível meditar caminhando ou realizando outras atividades, contanto que estejamos concentrados e deixemos a mente fluir.*

    3 – Ouvimos sempre dizer que meditar é o mesmo que refletir. Esse é mais um mito sobre a meditação, porque refletir consiste em pensar seriamente em algo para encontrarmos o melhor caminho para resolvê-lo enquanto meditar significa deixar a mente livre para que ela siga o seu curso, reduzindo as suas distrações.

    4 – Por outro lado, temos as verdades sobre a meditação. Uma dela diz que a mente é capaz de dominar o corpo e os seus órgãos. Sobre isso, temos várias provas que foram realizadas por monges tibetanos.**

    5 – A meditação faz bem para a mente e para o corpo. Certamente, essa é uma das verdades sobre essa prática, porque o ser humano é composto por corpo e mente. Portanto, quando a mente está bem, o corpo também está. A meditação acalma os nervos e faz com que os órgãos funcionem melhor e no ritmo que não os prejudique.

    6 – A meditação, mesmo que seja algo incompreensível para muitas pessoas, principalmente para nós, ocidentais, que estamos acostumados à rotina corriqueira do cotidiano, faz apenas bem à mente e, consequentemente, ao corpo.

    *(Sobre o nº 2) – Particularmente falando, discordo desse 2º tópico na parte onde ele fala que “é possível meditar caminhando”. Tá, talvez até seja, mas se os mais experientes monges meditam parados, me parece extremamente difícil de se meditar caminhando, já que nosso corpo é como uma garrafa e nosso cérebro é como a água dentro da garrafa; se você mexer a garrafa, vai sacudir a água, tirando-a de seu estado de plenitude.

    **(Sobre o nº4) – As provas que o artigo fala estão no site abaixo.

    Fonte com a matéria completa: http://www.mundodastribos.com/mitos-e-verdades-sobre-meditacao.html

    Que a Força esteja conosco!

  20. Jedi Master Maklowh disse:

    Pedro, obrigado por compartilhar suas pesquisas, observações e reflexões – são muito valiosas!
    Procuro enxergar a meditação de uma forma mais simplista:

    “Ao acordar de manhã, abro a janela e deixo a luz do Sol entrar. Busco a luz do Sol e ela vem a mim. Meditar é abrir a janela da sua mente para a energia presente no Universo. Busque a Força e ela vem até você.”

    A meditação é uma forma abstrata de “abrir a janela” em que cada um conhece (ou precisa conhecer) o funcionamento do seu trinco (caminhando, fechando os olhos, limpando a mente, etc), que seja como for, abrirá o caminho para a luz.
    Ainda sobre a luz do Sol, lembre-se, ao contemplar o luar, recebemos a luz do Sol que se reflete na superfície da Lua, portanto há mais de um meio de se atingir a mesma luz.

    Que a Força esteja com todos nós!

    • Pedro disse:

      Nunca tinha pensado por esse lado – a parte da janela e do trinco. Realmente faz todo sentido!
      Agora entendi a parte do tópico 2 e, logo, preciso concordar, já que – vendo por esse ângulo – cada um tem uma mente e sabe como esta funciona melhor para buscar a Força. Por isso, é realmente possível meditar caminhando, se a pessoa assim achar mais fácil.
      Brilhante visão e esclarecimento sobre as possíveis formas de meditação, Mestre Maklowh! (Y)

      Espero contribuir para a Ordem com essas postagens, podendo sempre trocar as reflexões de maneira construtiva. Tenho certeza de que, dessa maneira, nós todos da Ordem conseguiremos alcançar nossos objetivos no aprendizado do Círculo Jedi. Obrigado!

      May the Force be with us all.

  21. Oi irmãos da Força! Sou nova aqui, e queria aprender mais sobre a Força, conhece-la e compreende-la melhor. Podem entrar em contato comigo atraves do e-mail: bya.smiley97@hotmail.com

    May the Force be with us all

    • The Force disse:

      Cara Beatriz,

      Seja bem vinda a Ordem.
      Desculpe pela demora em responder à sua pergunta, normalmente respondemos com maior brevidade, por isso não se desencorage em perguntar sempre!
      Um trecho interpretado do Tao-Te-King ajuda a entender um pouco melhor A Força: “O monismo-cósmico enxerga Deus e cosmos como a mesma essência, que não é algo ou coisa, mas transcende tudo, é uno, infinito, absoluto e abstrato. Assim podemos dizer com certo grau de propriedade que Deus não existe, mas tudo o que existe, existe em Deus, no cosmos, na Força, no uno. Tudo verte (é verso) do Uno.”
      O trecho original (verso IV):

      O Tao é vazio inesgotável
      E a fonte do profundo silêncio.
      Que o uso jamais desgasta,
      é como uma vacuidade.
      A origem de todas as plenitudes do mundo
      Desafia a inteligência aguçada
      Unifica todas as diversidades
      desfaz as coisas emaranhadas
      Funde em uma só todas as coisas.
      Suaviza o corte
      Desfaz os nós
      Diminui o brilho
      Deixa que as rodas percorram os velhos
      sulcos.
      Devemos considerar nosso brilho a fim de que
      nos harmonizemos, com a escuridão dos
      outros
      Como é puro e tranqüilo o caminho!
      Não sei de quem possa ser filho
      pois parece ser anterior ao Soberano do Céu

      Que A Força esteja sempre com todos nós!

  22. Diego disse:

    Olá irmãos! Também sou novo aqui e estou começando a estudar a Força. Uma boa noite a todos.
    May the Force be with us

  23. Bom dia acadêmicos da Força.
    Ha pouco descobri o site e fiz o registro.
    Apresentando-me:
    Desde pequeno acompanho a saga, que me foi apresentada por meu falecido pai.
    Já na infância não concordava com ideias de um ser supremo que regia o universo, então li e estudei muito a respeito de inúmeras religiões para entender o conceito do divino.
    Porém, todas levam à conclusão que entidade divina não existe, ela consiste apenas na sua crença junto a outros que também creem na mesma entidade, formando uma religião.
    Com todas essas discordâncias entre as religiões, abdiquei da crença em uma entidade superiora e passei a ter como verdade que para uma vida plena, basta o ser humano ser bom com ele mesmo e com os que estão a sua volta.
    Nesse contexto os ensinamentos mostrados pela conduta Jedi se adequam perfeitamente.
    Atualmente, meu irmão mais novo (9 anos) já assistiu comigo toda a saga e é mais um adepto da Ordem.
    Que a Força esteja com vocês!

    • The Force disse:

      Caro Jhonson,

      Sua claresa é notória – aqueles que podem revelar a verdade com simplicidade são os mesmos que detem e praticam a verdade.
      A “saga” é uma novela, um conto – outros livros chamados “livros da revelação” contam estórias de pessoas e civilizações, em um certo tempo, em que um mensageiro ou escolhido nasce, cresce e salva sua geração. É inspirador! Que a saga continue inspirando e contando a estória de homens e mulheres que sentem e vivem a Força concientemente. A Força é atemporal, e não se limita ao que se revela na saga, por isso, não viva a saga mas viva a Força – apenas um lembrete!

      Que a Força esteja sempre com todos nós!

      • Boa tarde companheiro da Força.
        Concordo plenamente, o mostrado na saga é apenas uma exemplificação visual de uma mensagem ou um ideal.
        A uso como meio de expor para terceiros sobre a visão e como a Força está presente e interfere na matéria.
        Desde já agradeço a atenção e a receptividade.
        Que a Força esteja com você.

  24. Jedi Master Maklowh disse:

    “…não concordava com ideias de um ser supremo que regia o universo, então li e estudei muito a respeito de inúmeras religiões para entender o conceito do divino.
    Porém, todas levam à conclusão que entidade divina não existe, ela consiste apenas na sua crença junto a outros que também creem na mesma entidade, formando uma religião. Com todas essas discordâncias entre as religiões, abdiquei da crença em uma entidade superiora e passei a ter como verdade que para uma vida plena, basta o ser humano ser bom com ele mesmo e com os que estão a sua volta. Nesse contexto os ensinamentos mostrados pela conduta Jedi se adequam perfeitamente…”

    Irmão Jhonson, sua visão é exatamente a mesma que Lao Tzé expressa no Tao-te-king – já teve oportunidade de ler? Seria de grande contribuição para todsa a comunidade se pudesse escrever mais sobre sua visão.

    Que A Força esteja sempre com você, e com todos nós!

    • Saudações Maklowh .
      Ainda não tive a oportunidade de ler, porém, o pouco que vi a respeito, este livro aparenta ser uma boa contribuição para reflexão e auto-conhecimento.
      Fico contente de ver que não sou o único a ter esse meio de enxergar o mundo, com olhos que às vezes é tão diferente dos que me rodeiam.
      Vamos postando mais, toda a contribuição com esse ideal é completamente válida.
      Que a Força esteja conosco!

  25. Marcus Romeiro disse:

    Eu tenho algumas duvidas sobre algumas coisas que tem me atormentado ha algum tempo,bom encontrei o site após uma noticia que vi na internet sobre o Jediismo,e aqui estou eu pedindo conselhos sobre isso.Ja faz cerca de dois anos que eu tenho tido fortes emoções sobre uma garota,mais eu sei que é algo impossivel por causa dela,eu tento não deixar que minhas emoções tomem conta de mim,mais parece que quando estou começando a me esquecer disso,começam a acontecer coisas que me fazem lembrar diretamente a ela e não são coincidência,até por que eu sinto que não são.É como se me dissesse pra não desistir.Eu não sei o que devo fazer,peço por favor que me ajudem a solucionar esse problema

    • The Force disse:

      Caro Marcus Romeiro,

      Meu conselho é que siga o 3o. paragrafo do Código: “Não há paixão, há serenidade“, claro que sem se esquecer dos outros 4 parágrafos. A paixão nos leva a atos impensados, a perda da razão. Busque no Círculo Jedi as práticas para desenvolvimento de suas habilidades, meditação para buscar a serenidade necessária para decidir o rumo que dará a sua vida. A prática demanda tempo e dedicação, não se precipite, permita que seu treinamento lhe dê a segurança para responder às suas questões interiores, só assim estará pronto para eliminar o “não sei o que devo fazer” de sua mente.

      Que A Força esteja com você!

  26. Jedi Master Maklowh disse:

    Gostaria de recomendar uma leitura a todos: “Huainanzi”.
    Existem algumas edições (não encontrei nenhuma em português) mas o tema central é a interação filosófica entre a natureza, o cosmos, o homem e o espírito, sob uma ótica fundamentalmente oriental – bastante aderente ao conseito que conhecemos sobre A Força.
    Boa leitura!
    Que A Força esteja sempre com todos nós!

  27. Momillee disse:

    Bom dia irmãos da força!
    Sou nova aqui.
    Nunca acreditei em divindades, mas sabia que por trás da criação de tudo nesse universo vinha de uma força/energia maravilhosa. Também sempre foi de meu conhecimento que meus sentimentos/pensamentos podem me trazer tudo o que preciso, ou se forem negativos, o que não gostaria de ver ou receber. Mantenho sempre o foco, sempre tentando ajudar as pessoas a seguir o lado da luz, assim sei que continuarei nesse caminho. Sei que sentimentos podem ser traiçoeiros, e me levar para o ladro negro.
    Assisto a saga Star Wars desde pequena, e meu sonho quando criança era um dia me tornar um Cavaleiro Jedi, o que foi algo a mais em minha vida para me manter do lado da luz. Hoje passo esses ensinamentos aos meus pequenos padawans.
    Bem, gostaria de deixar duas dicas de livros, O SEGREDO e O PODER, ambos livros da escritora Rhonda Byrne.

    Que a força esteja com todos nós!

    • The Force disse:

      Irmã Momilee,

      Obrigado por sua contribuição com dicas importantes de literatura; o “intelecto” é sem sombra de dúvida a habilidade mais importante que um verdadeiro Cavaleiro Jedi deve desenvolver, pois só assim poderá enriquecer suas outras habilidades.

      Que o exemplo de Momilee sirva de inspiração para todos nós neste novo ano;
      FELIZ MMXIV PARA TODOS E QUE A FORÇA ESTEJA COM TODOS NÓS, SEMPRE!

  28. GangrelJedi disse:

    Boa Tarde Meus Amigos e irmãos na Força! Hoje eu venho com uma indagação inportante! Alguem já viu a Relação entre a Força e o Vril? Esteja lendo sobre isso e achei interessante e muito similar ao Conceito que temos sobre a Força!

    https://www.youtube.com/watch?v=XYkJ_o1UNr0&feature=youtube_gdata_player

    Aqui tem um vídeo interessante sobre um homem que controla e libera o Qi ou Vrill ou a Força!

    Que a Força esteja conosco! Sempre!

  29. JohnJedi disse:

    Ola Mestres
    Eu sou um padawan e gostaria de saber quais aspectos são levados para eu passar para a fase de cavaleiro

    Obrigado,Que a Força esteja conosco

    • Jedi Master Maklowh disse:

      Caro John,

      Cavaleiro é aquele que “age” de acordo com a filosofia Jedi. Você se considera padawan porque reconhece que ainda deve estudar e praticar os fundamentos, e que não está pronto para “agir”. As dúvidas e inseguranças são naturais e devem ser controladas para não recair sobre os encantos do lado sombrio, por isso o Cavaleiro Jedi deve ter um nivel elevado de auto-disciplina e auto-conhecimento.
      Pratique o Círculo Jedi todos os dias, e saberá quando estiver pronto para se considerar um Cavaleiro.

      Que A Força esteja com todos nós, sempre!

  30. JohnJedi disse:

    Obrigado Mestre Maklowh com certeza isso me ajudara muito

    Que a Força esteja conosco

  31. JohnJedi disse:

    Ola mestres gostaria de saber se posso treinar pessoas no caminho da força.
    Ja completei os niveis e sou um cavaleiro.
    E gostaria de saber se pode treinar alguem para ser um jedi

    que a força esteja com todos nos

    • Jedi Master Maklowh disse:

      Caro John,

      Sempre seremos “mestres” ou “aprendizes”, tudo depende de que lado do diálogo nós estamos – sempre haverá algo a aprender e algo a ensinar.
      Se um irmão procura orientação e você é capaz de orientá-lo, então você deve fazer isso – para este irmão você será um mestre, mesmo que seja apenas para esta questão em particular.
      Cuidado para não deixar a vaidade leva-lo ao lado sombrio, seja humilde para distinguir o que é seu domínio e o que não!

      Que A Força esteja sempre com todos nós!

  32. JohnJedi disse:

    Obrigado pela orientação Mestre Maklowh

    Que A Força esteja com todos voces

  33. MatheusRasmusen disse:

    Boa noite a todos da ordem.
    Eu sou novo aqui então gostaria de algumas orientações sobre como funciona a ordem e seus ensinamentos no geral.
    Que a Força esteja com vocês!

    • The Force disse:

      Caro Matheus, seja bem vindo!

      A Ordem é um grupo contemplativo onde trocamos experiências, pensamentos, idéias, etc.
      Na Ordem todos somos aprendizes – as vezes mestres – só depende de que lado da conversa estamos num certo instante, mas sabemos da imensidão do conhecimento que não temos.
      Nosso principal foco é O Circulo Jedi, esta é a nossa orientação. Praticar o Círculo cotidianamente é o que nos mantém no caminho.
      Entre as práticas você verá que é preciso interagir com seus pares mas também não deixa de ser um caminho solitário – buscar no seu íntimo as 5 máximas do Código Jedi.

      Que a Força esteja sempre com todos nós!

  34. MatheusRasmusen disse:

    Boa noite irmãos!
    Gostaria de saber oque é discutido em Eventos e Contatos.
    Que a força este esteja com todos !

  35. Dom Andre disse:

    Saudações,

    Tenho estudado há algum tempo sobre os Jedi e a Força.

    Também já, há algum tempo, venho acompanhando o desenvolvimento da Ordem Jedi.

    Porém, me parece que os trabalhos encontram-se parados há certo tempo.

    Gostaria de ajudar a dar seguimento ao que já existe, unindo esforços no sentido de desenvolver o Ordem Jedi.

    Saudações,

    Dom André

    Que a Força esteja com você!

    • The Force disse:

      Caro Dom Andre, obrigado por seu contato!
      É verdade que o site da Ordem não é atualizado com freqüência, mas não me arriscaria dizer “parado”, pois mantemos uma certa atenção a comentários, posts, bem como a publicar links para conteúdo interessante.
      Veja que seu comentário foi postado em há 2 dias e (desculpe a demora) está sendo respondido.
      Certamente sua contribuição será muito bem vinda, alterei sua role para Editor.
      Que a Força esteja com você!

  36. Aleph Kini Asmita disse:

    Eu, que me chamo André, nascido em 16 de agosto de 1977, a partir deste batismo nesta nobre Ordem Jedi, passo a ser conhecido sob o nome de Aleph Kini Asmita, em 25 de janeiro de 2015, e passo professar diante de todos os meus irmãos Jedi que, sem reservas, escolho a filosofia Jedi, com todos os seus deveres e responsabilidades para erigir a minha vida. Prometo sempre fazer o que é certo e professar minha aliança com a Força e sua vontade. Juro fazer meu melhor para elevar o aprendizado Jedi e reforçar minha vida plena no caminho Jedi.

    Que a Força esteja com todos!

  37. GangrelJedi disse:

    Ola Caros Irmãos na Força!

    Estava pensando em por que não manter um contato mais direto como por exemplo um grupo de estudos e trocas de experiências no whatsapp!
    Obrigado pela atenção!

    Que a Força esteja com Vocês! Sempre!

    • Aleph Kini Asmita disse:

      Saudações irmão GangrelJedi,

      Acho que é uma ótima ideia; devemos aproveitar a tecnologia disponível para favorecer a comunicação com o grupo para criar uma sinergia constante.

      Vamos esperar que os Mestres acatem a ideia.

      Que A Força esteja com você!

  38. Aleph Kini Asmita disse:

    REFLEXÃO SOBRE JEDIISMO – RELIGIÃO x FILOSOFIA
    Estudando o Circulo Jedi me deparei com “Os 5 Equívocos”; Dentre eles está a Religião.
    Bom, dizia o texto: “O Caminho jedi não é uma religião”.
    Sendo assim, me parece contraditório alguns posicionamentos que declaram o Jediismo como sua religião.
    Digo isso, em razão do que foi publicado sobre a pesquisa realizada no Reino Unido, bem como o que consta em alguns textos da Ordem Mundial sobre o Jediismo ser uma religião.
    Inclusive, tem um texto em que diz que somos livres para declarar o Jediismo como nossa religião. (“Juntando-se a Ordem Jedi, ficarão livres para declarar o Jediismo como sua religião oficial, ou não.).
    Entendo que toda religião é uma expressão de como determinadas pessoas enxergam A Força, porém, ao nos proclamarmos como religião, estaremos nos fechando em dogmas e também estaremos proclamando nossa Verdade, em antagonismo às Verdades das outras religiões.
    Penso que o Jediismo nasceu como uma filosofia viva dos fenômenos d’A Força, e dos princípios que devem reger a conduta do Jedi em comunhão com A Força.
    Este é um reflexão, que portanto, não encerra o assunto em si, mas caberá ampla discussão pelos meus irmãos n’A Força.
    Aguardo outras reflexões.
    Que A Força esteja com todos!

  39. Victorleonel disse:

    Desculpem irmãos na força, mas não me agrada a afirmar que existe ou não uma divindade, visto em que, uma das premissas jedi é a diplomacia e o conhecimento e que existem diversas culturas que cultivam suas divindades e verdades… como diz o tao te ching ” quando os seres sob o céu reconhecem o belo como belo/ isso já se tornou um mal”.
    A meu ver a Força está também na fé dos crentes.
    Eu estou começando a ler sobre espiritismo e budismo, para entender mais sobre a transcendência da morte descrita no caminho jedi.
    Que a Força esteja com vocês.

  40. Aleph-Kini Asmita disse:

    Saudações Victor,

    Veja bem, não há qualquer restrição a que alguém creia em uma divindade, pelo contrário, o entendimento Jedi, acerca das crenças em divindades é que esta é uma expressão dA Força; é a forma como as pessoas entendem os fenômenos da Força.

    Aliás, inclusive, perceba que a crença nA Força não é exclusivista, ou seja, não exige que abandone suas crenças anteriores e creia apenas na Força. Pelo contrário, vc pode continuar a crer em Deus, e estudar os conceitos e princípios dA Força.

    Não sou a pessoa mais adequada para lhe orientar, uma vez que, em relação a outros irmãos, sou muito recente ainda no conhecimento da Força. Busque orientação com os Mestres, eles lhe ajudarão.

    Bons estudos.

    Que a Força esteja sempre com você!

Deixe uma resposta