A Força

A Força é um vasto campo de energia gerado por todos os organismos vivos (em teoria, pelos midi-chlorians, micro-organismos unicelulares responsáveis pela vida e conciência em todos os seres vivos; sem os midi-chlorians os organismos não passariam de aglomerados moleculares inertes, sem vida e sem conciência, corpos inanimados). Esta energia cerca e une tudo, mantendo o Universo coeso e estável.

A Força possui dois lados. O lado da paz, serenidade e conhecimento denominado lado luminoso, ou o lado branco, enquanto o lado negro, ou lado escuro consiste de raiva, agressão e medo. O Universo está sempre em equilibrio: vida e morte; criação e destruição; amor e ódio; portanto, os dois lados d’A Força são partes da ordem e equilibrio natural.

Para o jedi , o que importa é que A Força nos permeia. A natureza d’A Força não foi descoberta ainda pela maioria dos seres vivos, que não alcançam compreende-la com a mesma facilidade que compreendem a natureza material do Universo, assim, é comum que pessoas com grande carga midi-chloriana porém ainda não iniciadas nos principios Jedi, recorram à personificação divina e ao mundo espiritual. Materialismo e Espiritualismo são úteis para a comunhão, mas também são limitantes, já A Força é o todo, é o uno e o verso, é a própria vida e a conciência!

O jedi deve, em primeiro lugar, aprender a sentir A Força, perceber sua presença, nele e em sua volta, e através d’A Força, aprender a ouvir o que outros não ouvem, sentir e ver além dos limites humanos!

Mas deve ter cuidado com o lado sombrio. Muitos aprendizes iniciantes acreditam que o lado sombrio é mais poderoso, e de fato é, pois se utiliza de emoções, que muitas vezes potencializam os objetivos pessoais e aumentam o foco, tais como medo, raiva, ira, vingança e morte cuja natureza perigosamente sedutora para os que ainda não aprenderam a controlar suas emoções, se aloja de forma individualista, egoista e solitária. Aqueles que recaem sob lado sombrio acham que suas habilidades são mais fortes a princípio, mas uma vez lá, o preço a pagar é maior que os benificios, e o fim é tragico. Um jedi logo aprende que não há meio termo entre a luz e a escuridão, ou ele escolhe uma ou a outra.

Até os que não acreditam n’A Força são inconscientemente afetados por ela; eles não sentem o seu fluir, porém estão dentro do seu campo de ação. Alguns chamam isto de sorte, outros de sobrenatural e outros de mágica ou destino, mas é A Força. Um cavaleiro Jedi também é afetado pela força, mas aprende a controla-la e a usa-la de acordo com sua vontade, atravéz do desenvolvimento de suas habilidades.