Os Três Pilares do Jedi
A Força, O Conhecimento, A Autodisciplina
Os três pilares do Jedi, juntos reforçam e reiteram as bases do Código Jedi. Postado à extrema direita está A Força, o principal pilar, que está em tudo.
Estes símbolos estão esculpidos na entrada de todo Templo Jedi.
“The core of all Jedi these should be” (Yoda)
Este deveria ser o núcleo (o core) de todo Jedi
Etapas de Iniciação
Novice (Novato): Nesta etapa o iniciando estuda os princípios da filosofia Jedi e se familiariza com termos e conceitos. Temas como metafísica e religiões orientais são o foco desta fase. O iniciando deve pesquisar, ler e analisar em regime de “self-study”, alguns dos títulos recomendados: O Poder do Mito (Joseph Campbell), Meditação (Alan Watts), O Campo (Lynn McTaggart), O Livro (Alan Watts). Complementando, o iniciando deve pesquisar sobre Budismo, Induismo, Monoteismo e Ateismo, bem como literatura de auto desenvolvimento. O iniciando deve apresentar um registro de suas atividades e discutir com seu orientador os assuntos pesquisados, onde o principal critério de avaliação é seu indice de empenho e dedicação aos estudos das bases do Jedaismo.
Iniciate (Iniciado): Nesta etapa, o iniciado tem bom entendimento sobre as bases da filosofia Jedi e, a critério do seu mestre, é promovido. Contudo deve seguir os estudos das bases da filosofia Jedi, bem como elevar o nível de discussão com seu mestre sobre os conceitos filosóficos. Nesta fase a participação do inicado no Plenário da Ordem é importantíssima, e serve como principal critério de avaliação.
Apprentice (Aprendiz): Também denominado “Padawan”, nesta etapa o aprendiz é capaz de argumentar, com base, sobre a filosofia Jedi e expandir seu horizonte ao treinamento de cavaleiro. A critério do seu mestre, uma série de tarefas visando aprimoramento mútuo e desenvolvimento de habilidades é iniciado, e deve ter uma duração mínima de 6 meses, com registros de resultados concretos, todos apoiados sobre sua auto-análise, em superar seus defeitos e aprimorar suas virtudes.
Knight (Cavaleiro): Esta é a primeira ordenação Jedi. A critério do seu mestre, um pedido de ordenação é feito ao Conselho, que dá aprovação com base nos registros das 3 fases anteriores. Como cavaleiro, este membro da Ordem Jedi se torna capaz de conduzir novatos no estudo das bases filosóficas até que estes estejam prontos para serem indicados a um mestre. O cavaleiro Jedi mantém a relação de aprendizagem com seu mestre que, a seu critério, pode promove-lo, depois que tenha preparado, com sucesso, ao menos 3 novatos à Ordem.
O Juramento Jedi
“Eu, {nome verdadeiro} nascido em {data de nascimento real}, professo diante de todos os meus irmãos Jedi que, sem reservas, escolho a filosofia Jedi, até estar pronto a me tornar cavaleiro ou enquanto for de minha vontade, com todos os seus deveres e responsabilidades. Enquanto isso, procurar fazer sempre o que é certo e professar minha aliança com a Força e sua vontade. E enquanto isso, prometo fazer meu melhor para elevar o aprendizado Jedi, procurando viver uma vida plena como um Jedi“.
Os Três Poderes Essenciais
Tutaminis
Este é o poder relacionado ao aprendizado – estar pronto e aberto a absorver toda e qualquer habilidade; torna o aprendiz Jedi um ser em constante evolução – não há um que não tenha algo a aprender com outro. Também está, em níveis muito elevados de desenvolvimento, relacionado a absolver energia e poderes extraordinários de seu meio.
Curato Salva
Este é o poder da auto-regeneração – desenvolver a consciência de seu corpo e manipular seus orgãos e enzimas promovendo a auto-remediação. Tomar conhecimento das necessidades de seu corpo de forma a alimentar-se das vitaminas, sais e proteínas necessárias à manutenção de seu equilíbrio metabólico. Em níveis muito elevados de desenvolvimento podem-se conduzir reações químicas internas a produzir “remédios” e promover a cura interior.
Altus Sopor
Este é o poder da concentração – desenvolve a capacidade de se dissolver e interagir completamente com a Força, ser parte e o todo ao mesmo tempo. Inicialmente, ser capaz de reconhecer a Força em si mesmo, identificar sua presença e sentir sua influência. Em níveis muito elevados o Jedi é capaz de se tornar a Força, uma vez que compreende e pratica o conhecimento de que a Força é tudo, está em tudo e que tudo é Força.
Oi, Não consigo achar em lugar nenhum estes livros de Alan Watts. Recomendam algum lugar em que possa achá-los?
Que a força esteja conosco sempre.
Caro Lucas, é possivel ler alguns títulos on-line, recomendo este aqui também, no google books http://books.google.com.br/books?id=xQIG9lWkgcUC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Que a Força esteja com todos nós, sempre
Obrigado =). Já estou pondo em prática as leituras para a iniciação.
Que a Força esteja com todos nós, sempre!
“Eu, Carlos Eduardo Spadin, nascido em oito de fevereiro do ano de mil novecentos e setenta e seis, professo diante de todos os meus irmãos Jedi que, sem reservas, escolho a filosofia Jedi, até estar pronto a me tornar cavaleiro ou enquanto for de minha vontade, com todos os seus deveres e responsabilidades. Enquanto isso, procurar fazer sempre o que é certo e professar minha aliança com a Força e sua vontade. E enquanto isso, prometo fazer meu melhor para elevar o aprendizado Jedi, procurando viver uma vida plena como um Jedi“.
Olá,
Gostaria de saber como posso começar? E com quem posso conversar sobre algumas duvidas.
Existe algum contato direto?
Obrigado e que a força esteja conosco sempre.
Caro LgPerches,
Bem vindo a nossa comunidade.
A melhor forma para iniciar seu caminho é conhecendo o Círculo Jedi.
Após a leitura e iniciando a prática (que é cíclica) já estará trilhando seu próprio caminho e aprimorando suas próprias habilidades e virtudes.
Pode contar sempre com a ajuda de todos os membros – todos somos aprendizes e mestres ao mesmo tempo – estou certo que que aprenderemos muito com você, assim como poderemos também contribuir com a sua formação.
Como membro desta comunidade, tem acesso ao contato direto também dos seus irmãos: Contatos.
Que a Força esteja sempre com todos nós.
O legal seria criar uma página no facebook, pois andei procurando e os que tem, tem poucas pessoas participando !
Que a Força esteja sempre com nós!
Caro João,
Eu o encorajo a levar a Filosofia Jedi às redes sociais, este seria um trabalho excelente em aumentar nosso relacionamento, mas devo lembra-lo que esta é uma tarefa de grande responsabilidade, pois expor esta filosofia e carregar seu nome também requer disciplina e respeito aos seus pilares. Somos todos membros de uma Ordem, a principio, contemplativa e discreta, que não vislumbra a fama, mas sim seguidores exemplares.
Que A Força esteja sempre com todos nós!